COVID-19 e as dores causadas por uso de celular

COVID-19 e as dores causadas por uso de celular

Pesquisas mostram que o brasileiro gasta em média 4 horas e 40 minutos on-line nos celulares todos os dias.


Centro Paulista de Dor

Centro Paulista de Dorcentropaulistadedor.com.br

Em tempos onde todos estamos em casa por conta da pandemia de COVID-19, passamos muito mais horas com os olhos fixos no celular. Pesquisas mostram que o brasileiro gasta em média 4 horas e 40 minutos on-line nos celulares todos os dias.

As consequências causadas pelo uso excessivo de celular têm chamado a atenção de ortopedistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde. Confira alguns pontos que podem ser prejudicados pelo mau uso desses aparelhos:

Dores nas mãos

Os smartphones exigem uso constante das mãos. Fazer isso constantemente pode causar inflamação das articulações.

Como evitar: procure manusear o aparelho alternando as duas mãos e usar também os indicadores para digitar e rolar o texto em vez de somente os polegares. Tente também ficar um período sem usar o aparelho para dar um descanso para os tendões e as articulações.

Dores no punho

Passar muito tempo realizando movimentos repetitivos no celular também pode causar inflamação e dores no punho, que podem inclusive irradiar por toda musculatura próxima.

Como evitar: Um dos alongamentos indicados é estender o punho o máximo com o cotovelo estendido, depois fletir o punho na posição máxima com o cotovelo ainda estendido.

Dores no ombro

Segundo especialistas, todo o conjunto dos membros superiores acaba sendo afetado pelo uso excessivo de celulares e portáteis. O ombro não foge à regra.

Como evitar: procure  manter a postura correta, mais neutra possível, e com os ombros alinhados. O ideal é não usar o aparelho enquanto estiver deitado na cama ou sofá.  Isso porque nessa posição, a pessoa já assume naturalmente uma postura de flexão forçada do pescoço.

Atividades de alongamento e exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura: com o braço esticado, tente trazê-lo todo pra dentro, o máximo possível. Depois faça o mesmo com outro braço. Para alongar a parte posterior, eleve o braço direito, perto da orelha, então, dobre o cotovelo, colocando a mão direita no ombro esquerdo por trás da cabeça.

Dores no pescoço

É comum o usuário inclinar o pescoço para baixo quando está mexendo no celular. E quem passa o dia enviando mensagens, checando o Facebook e lendo e-mails no aparelho pode estar pressionando demasiadamente a coluna cervical e afetando a postura.

Além de dores no pescoço, a posição pode causar dores de cabeça, e até hérnia de disco.

Como evitar: eleve o aparelho até que o centro da tela fique na altura dos olhos. Direcione a visão e não o pescoço até o celular.


Você também pode se interessar por