Dor em metástases vertebrais e dor oncológica

Dor em metástases vertebrais e dor oncológica

O tumor está intimamente envolvido na gênese da dor, não somente por compressão como se pensava, como também liberando substâncias que geram dor e isso deve ser levado em consideração quando se trata esse paciente oncológico.


Centro Paulista de Dor

Centro Paulista de Dorcentropaulistadedor.com.br

O Simpósio sobre Manejo de Metástases Vertebrais, ocorrido no Hospital Alemão Oswaldo Cruz entre os dias 19 e 20 de maio de 2017 foi muito produtivo. Tive o prazer de ministrar a palestra sobre Dor mecânica X dor neuropatia X dor oncológica, ao lado de profissionais como o Dr. Waldec Jorge David Filho , Dr. Roger Schimidt Brock, Dr. Paulo Cavali e Dr. Renato H.S. Ueta.

Ao final as perguntas sobre como tratar a dor neuropatia, qual os melhores anticonvulsivantes e/ou antidepressivos que agem nesse tipo de dor, e referente os analgésicos mais utilizados, me permitiram orientar colegas a tratar esse tipo de dor e a melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Além disso, no preparo dessa aula, pesquisei sobre as novidades em relação ao tumor X dor, e estudos experimentais em ratos realizados em laboratório, comprovaram que:

“...componentes neuropáticos/inflamatórios E envolvimento de mediadores tumorais que mecanicamente contribuem para piora da dor e progressão do tumor”

“...modelos para estudar crescimento metastático: sarcomas e carcinomas em ossos longos causam degradação óssea e remodelação de nervos periféricos resultando em dor espontânea, particularmente induzidas pelo tumor ósseo.”

“Injeção de células tumorais em ratos demonstrou que estes ratos quando operados apresentavam cronificação da dor pós operatória quando comparados com o controle que sofreram a mesma cirurgia porém não tinham célular tumorais inoculadas; maior hiperssensibilidade ao tato, proporcional ao crescimento do tumor.”

O que significa que o tumor está intimamente envolvido na gênese da dor, não somente por compressão como se pensava, como também liberando substâncias que geram dor e isso deve ser levado em consideração quando se trata esse paciente oncológico.

É Possível Viver Sem Dor.


Você também pode se interessar por